Ultimamente venho notando um triste fenômeno aqui no Brasil. Para melhor ilustra -lo, vou contar uma historia (verídica):
Resolvi assistir a um dos jogos da copa das confederações Estarei em BH para ver Japão x México. De fato um jogo interessante, com duas equipes medianas que ate podem tomar uma vaga de Brasil ou Itália.
Para esta empreitada, chamei uns chegados que também admiram nosso esporte bretão Porem, me dei conta de que concomitantemente a este jogo estará acontecendo o jogo entre Brasil x Itália possivelmente valendo a vaga para um ( ou os dois ) time(s) e resolvi avisar o povo.
Ninguém se importou.
O que quis mostrar com isso?
Simples. Não ha mais uma identificação do povo brasileiro com a sua seleção. E por que?
Um motivo e a internacionalização do futebol: Hoje podemos acompanhar do sofá jogos das seleções ( sem falar nos clubes) dos mais variados continentes. Qualquer criança de 7 anos que goste um pouquinho mais de futebol já sabe o nome de meia duzia de jogadores estrangeiros. Algo improvável ha 20 anos atras.
Outro, e muito mais grave motivo e a total incompetência da CBF ao afastar a seleção do seu próprio pais.
Ricardo Teixeira vendeu os direitos dos amistosos da seleção a uma empresa saudita ate a copa de 2018. E toda empresa visa unica e exclusivamente o lucro. Justo.
O problema e que isso e bom apenas para a tal empresa e não para a instituição "seleção brasileira". Aonde já se viu um amistoso como Brasil x Argentina ser jogado em Londres ou em Doha. E ridículo!
Ao longo dos anos a seleção foi lentamente perdendo espaço no coração do torcedor brasileiro. Os jogadores dos clubes brasileiros dificilmente usavam a camisa amarela, já então dominada por jogadores que estavam brilhando na Europa.
A seleção e o clube do coração já não pertenciam mais ao mesmo mundo.
Um trabalho de resgate ao orgulho de torcer para a seleção brasileira deveria ter sido feito, e já ha um bom tempo. Nada foi feito.
Muito pelo contrario: A imagem da maior campeã mundial foi cada vez mais manchada por convocações muito mais voltadas ao interesse financeiro de alguns do que o interesse técnico do time, péssimas atuações, total falta de compromisso marcando amistosos ridículos como o de hoje contra o Chile ou o superclássico das Américas ( que mancha o nome da antiga copa Rocca), que não adicionam em nada para a seleção.
Com isso, para piorar, a seleção atrapalha os clubes, levando jogadores preciosos em momentos importantes, como as finais de alguns estaduais. ( se bem que esses já podiam ter sumido também...)
Dessa forma, a seleção acabou se tornando um inimigo para o torcedor.
Ricardo Teixeira & cia só se preocuparam com seus próprios interesses e hoje a situação esta desse jeito.
Pior do que a seleção jogar mal é ninguém mais ligar para isso.
Se nada for feito, a tendencia e que as coisas só piorem.
Não e tarefa fácil, mas uma grande atuação nos próximos torneios, seguidos de uma aproximação maior com o Brasil são um bom caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário