quarta-feira, 26 de junho de 2013
Nada de Maracanaço.
E o Brasil volta a disputar uma final de um torneio FIFA no lendário Maracanã.
Imediatamente surgirão noticias ( temerosas ou não) falando sobre um " novo maracanaço". Isso será impossível, não haverá maracanaço.
Não estou dizendo que o Brasil vencerá a Espanha ou a Italia, mas sim que existem mais diferenças entre aquele 16 de julho de 1950 e esse 30 de junho de 2013 do que meramente a data.
1 - Só para começar,o jogo Brasil x Uruguai não era o jogo final da copa de 1950. Era sim um dos jogos da rodada final.
Sim, a copa de 50 foi a única copa da história a não ter uma final propriamente dita. Havia um grupo de quatro finalistas que jogavam entre si e o melhor deles seria o campeão. O grupo era composto por Brasil, Suécia, Espanha e Uruguai.
2 - O Brasil teve uma campanha muito superior a do seu rival.
No quadrangular final, os brasileiros venceram e bem a Espanha (6x1) e a Suécia (7x1), enquanto que os Uruguaios empataram com os espanhois (2x2) e venceram a Suécia (3x2). Desta forma, o jogo Brasil e Uruguai viria a ser o jogo decisivo, sendo disputado concomitantemente com Suécia x Espanha, em São Paulo.
3 - Já eramos dados como campeões antes do jogo
O Brasil jogava pelo empate, já que tinha a melhor campanha na fase final. Toda a imprensa declarava o time da casa como o mais novo campeão mundial.
4 - O maior público da história do futebol foi calado.
Apenas poucas pessoas dentre as 199.854 pessoas presentes no estádio Maracanã tiveram algum motivo para comemorar. Mal houve uma cerimônia de premiação, onde o próprio Jules Rimet entregou a taça nas mãos do capitão uruguaio. Segundo Ghiggia, o autor do gol da vitória uruguaia: " O silêncio era tão grande que se uma mosca passasse por ali, ouviríamos seu zumbido".
5 - Nenhum jogador brasileiro voltou a atuar pela seleção.
Sem contar de jogadores que se aposentaram e em especial marcou negativamente a carreira e a vida de Barbosa, o goleiro brasileiro daquela final. A coisa foi tão absurda que Barbosa chegou a ser impedido de visitar a concentração da seleção em 1994, com a alegação que ele "traria azar".
6 - A camisa da seleção nunca mais voltaria a ser branca.
Até 16 de julho de 1950 a camisa da seleção não tinha as famosas cores verde e amarela, mas sim branca, com detalhes em azul nas mangas e na gola. Após isso foi abolida.
7 - Até hoje o feito é claramente lembrado no Uruguai.
Você se irrita ao ver um Francês falar 3 a 0? Sugiro que não vá a Montevideo. É muito fácil achar algo que lembre daquele jogo, como esta singela estatua ao lado do estadio centenário.
Por isso falo sem o maior medo de errar: Não haverá Maracanaço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário